top of page
Foto do escritorRicardo Xavier

Porto Alegre recebe workshop sobre gastronomia consciente

Proposta visa despertar a consciência do consumidor sobre o cultivo, preparo e descarte de alimentos.

No dia 27 de julho, às 13h, no Antigo Fórum da Tristeza, a Espiral e a Casa da Sustentabilidade promovem o Workshop Gastronomia Consciente. São duas oficinas simultâneas, de 1h30min cada. O objetivo é disseminar a cultura de combate ao desperdício de alimentos e estimular práticas sustentáveis. A Oficina sobre Alimentação Saudável fica sob o comando de Regina Tchelly, idealizadora e coordenadora do projeto Favela Orgânica.

Já a Oficina Hortas Urbanas e Minhocário Doméstico será facilitada pelos gaúchos Leonardo Brawt, idealizador do Coletivo Hortas Urbanas e Filipe Viana, idealizador e gerente do Minhocativa. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente. Em proporções econômicas, esse número equivale a 750 bilhões de dólares por ano.

O desperdício causa impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiça comida no mundo. O país desperdiça 35 % de sua produção agrícola. O equivalente a 10 milhões de toneladas de alimentos que poderiam alimentar 54 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. As perdas econômicas são de 12 milhões de reais por dia. – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2011).

Para participar, acesse http://noslab.com.br/loja/gastronomia-consciente/ e inscreva-se.

Impacto Social: Pensando em maximizar o impacto social, serão oferecidas oficinas gratuita em duas comunidades de Porto Alegre. Foi selecionada uma instituição âncora que atuará como facilitadora na sensibilização e inscrição de merendeiras e de lideranças comunitárias. São elas o Projeto Vó Chica, Vila Zafira, e a Aldeia da Fraternidade, na Tristeza.

Projeto Vó Chica: localizado na Vila Safira, zona leste da capital, o espaço cultural oferece oficinas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. http://www.projetovochica.com.br/

Aldeia da Fraternidade: localizada no bairro tristeza, zona sul da capital, a ONG atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Fornece, ainda, atendimento para famílias da localidade. www.aldeiadafraternidade.org.br Impacto direto: 50 merendeiras/lideranças comunitárias Impacto indireto: 12.500 pessoas entre educandos de creches e ONGS das comunidades

Serviço:

  1. O quê: Workshop Gastronomia Consciente

  2. Dia: 27 de julho

  3. Horário: das 13h às 18h

  4. Público: Estudantes e profissionais de Gastronomia, Nutrição, Chefs de Cozinha. Profissionais ligados a área de alimentação.

  5. Local: Antigo Fórum da Tristeza – 1ª Região Tradicionalista – R. Landell de Moura, 430 – Bairro Tristeza.

  6. Valor: R$ 80,00 até dia 18 de julho. A partir do dia 19, R$ 100,00.

Contatos Agência Espiral – Luara Cândido: 51 9200.0220 / projetos.espiral@gmail.com Casa da Sustentabilidade – Fabiola Silvério: 51 8112.4221 / fabiola@casadasustentabilidade.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page