
O que é o projeto?
O Elas no Território é um programa conjunto do Consulado da Mulher e do BNDES (por meio do Fundo Socioambiental e da iniciativa BNDES Periferias que tem como propósito fortalecer o empreendedorismo feminino nas comunidades de Tarumã-Açu, Monte das Oliveiras e Santa Etelvina em Manaus (AM). O objetivo é promover a autonomia financeira, de conhecimento e emocional de 450 mulheres, ao longo de 38 meses, por meio de capacitação, mentoria e capital semente contribuindo para o desenvolvimento dos territórios.
Inspirado nos Programas Empreende Mulher e Multiplica por Elas, o programa adota metodologias que unem formação empreendedora e apoio a organizações locais, fomentando redes colaborativas entre mulheres que lideram mudanças em seus territórios.
A iniciativa tem como base a escuta ativa das mulheres que vivem nas comunidades Tarumã-Açu, Monte das Oliveiras e Santa Etelvina, compreendendo seus desafios e potencialidades. A partir desse diálogo, a execução contará com organizações parceiras como o Instituto Soul do Monte, o Lar Francisco de Assis e a ASIC que atuam com a inclusão socioprodutiva das mulheres.
Para quem é este projeto?




Capital semente
adicionar descrição aqui.

Mentoria contínua
ao longo do ciclo do projeto.

Formação Técnica
de cerca de 40 horas, em áreas identificadas como potenciais no território, como alimentação, artesanato, pintura e hidráulica.

capacitações presenciais
em temas fundamentais para o fortalecimento dos empreendimentos, como planejamento estratégico, gestão financeira, marketing e sustentabilidade.
Durante os ciclos, as participantes terão acesso a:
Como funciona?
O Elas no Território terá duração de 38 meses, divididos em uma fase de preparação de 2 meses e três ciclos de atividades de aproximadamente 12 meses cada.
Para assegurar a qualidade e a efetividade das ações, o projeto contará com monitoramento constante, avaliação e comunicação, garantindo transparência, governança e continuidade dos resultados alcançados nos territórios.

Mais do que impulsionar negócios, o Elas no Território busca fortalecer a autonomia financeira das mulheres e promover sua inclusão socioprodutiva, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e equitativo das comunidades onde atuam.
Territórios em Ação

BNDES Periferias investe R$ 5,3 milhões
Instituto Consulado da Mulher recebeu apoio do Banco para executar o projeto “Elas no Território”, nas comunidades de Tarumã-Açu, Monte das Oliveiras e Santa Etelvina
.jpg)
Service Name
This is the space to introduce the Services section. Briefly describe the types of services offered and highlight any special benefits or features.

Service Name
This is the space to introduce the Services section. Briefly describe the types of services offered and highlight any special benefits or features.

Informação das Atividades
Natureza, valor e finalidade do contrato
O investimento total no programa é de R$ 5.350.628,00, realizado em partes iguais pelo BNDES, no âmbito do Fundo Socioambiental e da iniciativa BNDES Periferias, e pelo Consulado da Mulher.

O BNDES Periferias, em curso desde 2024, é uma iniciativa de apoio a periferias urbanas na redução de desigualdades. Nessa Chamada, são financiados projetos de geração de trabalho e renda com ênfase em empreendedorismo; construção e reforma de polos destinados à formação de microempreendedores; e projetos Verdes, voltados para agricultura urbana e periurbana, resiliência climática da periferia e economia circular. Também compõe o ecossistema de inclusão produtiva urbana do BNDES o Periferias Fortes, edital para desenvolvimento institucional de organizações sociais periféricas, via capacitação, mentoria e aporte financeiro.










