Empresa especializada em produtos e serviços para lavanderia promove o compartilhamento de recursos e técnicas sustentáveis
Investir em negócios sociais é uma forma de apoiar iniciativas que geram emprego e renda para a população, contribuindo com o combate à pobreza e à desigualdade social. Inaugurada em janeiro de 2014, a LavPaty é um destes negócios em que vale a pena o investimento: a lavanderia assessorada pelo Consulado da Mulher tem feito a diferença na vida de famílias moradoras do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.
Por seu impacto social, o empreendimento chamou a atenção da Planeta Azul, empresa especializada em produtos e serviços para lavanderia. A paquera entre as partes começou em 2013, em um evento promovido pela Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL). Desde então, uma série de visitas foram realizadas até que se formalizasse uma parceria positiva para ambas as partes.
Este ano, a Planeta Azul realizou a doação de aproximadamente R$3.000 reais em produtos usados no dia a dia dos empreendedores, entre eles, sabão em pó líquido e kit tira manchas. Também foram aportados um tanque de mistura, duas bombas, peagâmetro e uma bombona de 200 litros para a construção de um sistema de reuso de água. “O objetivo da nossa parceria é ver o crescimento pessoal dos participantes e conseqüentemente da lavanderia, com conquistas de novos clientes e reconhecimento do mercado em que atua”, conta Claudia Diniz, diretora técnica da Planta Azul. “Boa parte dessas pessoas não conseguiram terminar seus estudos e quando encontram uma oportunidade como essa, elas se sentem valorizadas”.
O depoimento de Elenice Edeltrudes, empreendedora da LavPaty confirma a fala de Claudia. “O pessoal da Planeta Azul é gente especializada, que sabe do que fala e conhece o produto que vende. Recebemos produtos de qualidade e estamos até conquistando a clientela de outras lavanderias da cidade. Isso é um elogio ao nosso trabalho”, conta animada. Além da doação desses recursos, a empresa tem realizado capacitações com os integrantes da lavanderia. A mais recente aconteceu em outubro e teve como tema a utilização dos produtos corretos para cada tipo de peça de roupa.
Com a crise hídrica que afeta atualmente boa parte do estado de São Paulo, esse tipo de conhecimento é ainda mais valorizado. “Aprendemos que dá para realizar processos de lavagem de roupas usando menos água. Também não precisamos mais deixar os tapetes de molho entre 2 a 3 horas, agora usamos produtos específicos para esse tipo de peça e conseguimos entregá-los para o cliente em dois dias”, explica Adriana Luna, também sócia da LavPaty.
Para os próximos meses, a Planeta Azul se dispôs a oferecer cursos de lavagem de couro e camurça, fibras e tecidos e passadoria, que vão diversificar e aprimorar ainda mais a gama de serviços oferecidos pela LavPaty. O ano de 2015 promete!
Commentaires