Com tantas mulheres ainda lutando para encontrar seu papel em salas de reuniões dominadas por homens, um número crescente delas está criando seus próprios negócios.
Se você está considerando tomar as rédeas de sua carreira e tornar-se sua própria chefa, este artigo escrito por Annie Jie Xu, gerente geral de operações da empresa Alibaba, adaptado do site Women In Business & Industry, traz algumas recomendações.
1. Se planeje
Se você tem uma ideia incrível passando pela sua cabeça, o primeiro passo para torná-la realidade é se comprometer a escrever um planos de negócios. Infelizmente, são comuns os casos em que as mulheres têm que se esforçar mais para provar sua capacidade para os negócios, mas com um plano que modele a missão do seu empreendimento, destaque o que diferencia sua companhia das outras e detalhe suas condições financeiras vai garantir que as pessoas a levem a sério e queiram investir em você.
2. Escolha uma área que você ama
Quando você começa seu próprio negócio, você tem que vivê-lo e respirá-lo intensamente, pelo menos em seu primeiro ano enquanto você cria oportunidades. É provável que você passe mais tempo se dedicando a ele do que você passaria em um emprego comum em horário integral. Tendo isso em mente, você deve escolher algo pelo qual você é apaixonada e não vai se entediar rápido. Sua paixão pelos seus produtos e serviços será perceptível quando você lidar com potenciais investidores e clientes, fazendo com que eles se sintam mais instigados a trabalhar ou comprar com você.
3. Faça seu negócio funcionar para você
Não existem regras rígidas e rápidas de como um negócio deve parecer, então tenha certeza que sua companhia se encaixa com o resto da sua vida. Planeje quanto tempo você está disposta a dedicar à sua companhia, independentemente se você deseja viajar com frequência ou se você gostaria de trabalhar em horários flexíveis. Algumas pessoas sonham com a dominação do mundo, enquanto outros preferem operações menores que tragam lucros saudáveis. Lembre-se que enquanto sua vida muda, seu negócio pode se desenvolver e crescer também.
4. Encontre sua Proposta de Venda Única
Existem centenas, se não milhares, de negócios começando todos os dias e a realidade é que nem todos vão continuar existindo no período de um ano. Para dar ao seu empreendimento a melhor chance de sucesso você precisa identificar a sua Proposta de Venda Única que faz você se destacar da multidão e garantir que você a está promovendo para investidores e clientes igualmente.
5. Tenha um mentor
Começar um negócio é assustador é provável que você tenha várias dúvidas, principalmente nos primeiros anos. Quem melhor para respondê-las do que alguém que já esteve na mesma situação? Existem várias organizações de mulheres que ajudam mulheres em todo mundo que podem atuar como mentoras ou você pode simplesmente pedir a ajuda de alguém que você já conhece (é recomendável que seu mentor não seja seu amigo). Garanta que seu ela ou ele saiba que você não quer alguém que só aprove suas ideias. Um bom mentor deve te desafiar e fazer um exame detalhado de todas as suas sugestões.
6. Esteja cercada de um bom time
Pode ser tentador fazer tudo você mesma quando você começa um negócio, afinal de contas, ele é seu bebê. No entanto, em um empreendimento coletivo é importante estar cercada de bons times para que vocês consigam delegar algumas tarefas e aproveitar o melhor de cada pessoa.
7. Tenha confiança
Para liderar um negócio de sucesso você vai precisar de muita confiança; em seu produto e em você. Algumas mulheres podem ser tímidas na hora de falar sobre seus talentos, mas você vai precisar ser sua maior inspiração ao vender seu produto para potenciais investidores e clientes. Não existe espaço para falsa modéstia quando você está tentando construir um negócio.
8. Rede de contatos
Fazer networking, ou seja, criar uma rede de contatos, é a melhor forma de promover a sua empresa, então é importante estar presente em eventos direcionados ao seu ramo de atuação. Eventos como feiras de economia solidária, palestras e encontros de mulheres empreendedoras não servem apenas para falar sobre negócios, eles são úteis para fazer conexões com pessoas com mentes parecidas com a sua que podem te aconselhar ou potencialmente fazer parcerias com você em projetos futuros.
9. Seja social
Mídias sociais podem te ajudar com uma série de desafios encontrados por negócios pequenos, inclusive contratar pessoas, fazer contatos, se conectar com o seu consumidor e espalhar para o mundo seus serviços e produtos. E a melhor parte? Contas em redes sociais costumam ser gratuitas, o que significa que você pode gastar seu dinheiro com outras demandas.
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