Projeto Maré de Sabores é selecionado pelo Fundo Fale Sem Medo, do Instituto Avon

Projeto Maré de Sabores é selecionado pelo Fundo Fale Sem Medo, do Instituto Avon

Fundo beneficiará 11 grupos que atuam em ações de enfrentamento à violência doméstica no Rio de Janeiro.


qq

O projeto de gastronomia e culinária Maré de Sabores, localizado na comunidade de Maré (RJ), foi selecionado junto a outros 10 grupos para receber apoio financeiro e capacitações pelo Fundo Fale Sem Medo. Realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Fundo Elas e a ONU Mulheres, a iniciativa tem como objetivo promover a equidade de gêneros e contribuir com organizações de mulheres que propõem o enfrentamento da violência doméstica na cidade do Rio de Janeiro.

Assessorado pelo Consulado da Mulher, por meio do programa Usinas do Trabalho, em parceria com o ActionAid e a Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, o empreendimento foi contemplado na categoria “Geração de Renda”, estratégico no combate à violência de gênero, já que promove a independência financeira de mulheres  vítimas de relacionamentos abusivos.

Além de receber o valor de R$30 mil cada um dos grupos selecionados participará de capacitações em políticas públicas, comunicação e marketing, além de oficinas com especialistas sobre racismo e violência.

De acordo com o coordenador do programa Usinas do Trabalho, Paulo Dalfovo, a cooperação e o senso de pertencimento trazem coragem e confiança às mulheres. “A partir do momento que elas se deparam com o fato de que não estão sozinhas, que a situação em que vivem não é um castigo ou um fardo que devem carregar, elas passam a se empoderar e criar coragem para sair deste ciclo de violência”, afirma.

Pelo projeto, as empreendedoras trabalham em uma cozinha industrial montada na Lona Cultural da Maré, onde aprendem a produzir bolos, pães, massas e salgados com foco em alimentação saudável e utilização de produtos orgânicos e locais.

Para a coordenadora do Maré de Sabores, Shirley Villela, estar entre os grupos selecionados é sinal de que as atividades realizadas na comunidade estão dando certo. “Também buscamos contribuir para o aumento da autoestima e a construção de consciência política e autonomia destas mulheres, através da capacitação nas áreas de gênero, direitos humanos e cidadania”, explica.

Segundo ela, além de gerarem a própria renda, as participantes do projeto se aperfeiçoam em características como liderança, autonomia e proatividade, tendo mais facilidade em resolver situações cotidianas e tempo para se dedicar a outras atividades, já que trabalham perto de suas casas. Com os conhecimentos nutricionais adquiridos nas oficinas, elas também modificam seus hábitos alimentares e repassam para seus familiares.

maredossabores