Metodologia

Metodologia

A estruturação da metodologia do Consulado da Mulher foi realizada a partir de diversos estudos, experiências empíricas, conversas com empreendedoras e conhecimento de toda a equipe técnica.

Foram utilizadas algumas técnicas como benchmark com diferentes metodologias existentes que tivessem resultados comprovados, grupo focal com empreendedoras que haviam sido assessoradas nos últimos 5 anos, imersão metodológica e pesquisa de opinião com toda equipe Consulado.

Em cada um destes momentos surgiram questões para melhorar ou acrescentar ao processo. No benchmark percebeu-se que a maioria dos métodos estudados tinham instrumentos de plano de negócios, controles financeiros, marketing e gestão administrativa em comum e, por isso, teriam que ser avaliados para entender se seriam compatíveis com o nosso método de gestão para empreendimentos populares.

As abordagens pedagógicas utilizadas são baseadas na educação popular de Paulo Freire e no ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb. A educação popular consiste em valorizar os conhecimentos e as culturas de cada pessoa ou grupo na construção de novos conhecimentos, utilizando-se da sabedoria da comunidade como insumo para o ensino, valorizando todos os envolvidos nesse processo, tornando o universo da educação um lugar de afeto e transformação social.

Assim como a aprendizagem experiencial é estimulada por ser uma maneira eficaz de ensinar pessoas adultas. Quando crianças vamos adquirindo conhecimentos através de nossas vivências e experiências. Nós experimentamos algo, refletimos sobre aquilo, criamos conceitos e aplicamos na prática. Este é o percurso mais rápido e natural para absorver conhecimento, então, buscamos seguir este modelo nas oficinas do Consulado.

Para cada tema discutido durante 1 ano de assessoria ou 3 meses na plataforma online e ensino via whatsapp, existe um manual do educador que contém vídeos, conteúdos, dinâmicas, notícias e histórias sobre o tema em debate, o material é didático e de fácil entendimento, tanto para quem ensina tanto quanto para quem aprende.