22 anos de Consulado

22 anos de História

Comemorar o desenvolvimento próspero das empreendedoras que assessoramos em todo o Brasil é celebrar também o alcance do nosso trabalho conjunto e a diversidade de brasileiras que ele beneficia.

Sejam elas de comunidades ribeirinhas, sertões, áreas rurais ou regiões metropolitanas, as mulheres empreendedoras assessoradas pelo Consulado da Mulher alcançam, dia após dia, confiança para redesenhar seus futuros e o de suas famílias estando à frente de seus negócios nos mais variados ramos.

Com a experiência compartilhada e o trabalho articulado construído junto a organizações, instituições e entidades sociais, é notável o impacto socioeconômico alcançado em cada história de sucesso das mulheres beneficiadas.

Celebramos os grandes passos dados assim como celebramos o potencial que floresce em cada mulher que empreende. Elas mostram quão longe podemos alcançar e quanta gente tem o desejo de se desenvolver, apenas aguardando a chance de aprender e de ampliar suas oportunidades e horizontes.
Em 2024, o Consulado da Mulher completa 22 anos de existência e durante este período, muitos sonhos se tornaram realidade.

38.000

Total de pessoas beneficiadas desde o início do Consulado

2.202

Total de empreendimentos beneficiados desde o início do Consulado

Indicadores de Renda

Em 2023 foram 1.093 pessoas beneficiadas diretamente pela ação do Instituto.

O Consulado da Mulher

Desde 2002, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, trabalha na transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino.

Nacionalmente, o Instituto seleciona através de seus programas, apoia e empodera mulheres empreendedoras, oferecendo assessoria na gestão de micro negócios e capacitações para que empreendam de forma mais eficiente.

O papel do Consulado da Mulher é qualificar mulheres empreendedoras, fazendo com que elas se sintam confiantes para e capazes de empreender ou ampliar seus negócios, gerar renda e adquirir autonomia financeira, saindo da informalidade.

Assim, por meio de um processo chamado de Assessoria, que engloba o apoio na criação do negócio, capacitações em técnicas e processos administrativos, elaboração de plano de negócios, cursos técnicos em áreas específicas para o negócio, doação de eletrodomésticos da Consul como meio de produção e, principalmente, “andar de mãos dadas” com as empreendedoras por um período de dois, o Consulado da Mulher busca viabilizar a realização deste sonho.

Manifesto

Missão

Apoiar e empoderar mulheres empreendedoras aportando conhecimentos e recursos para viabilizar a geração de renda

Visão

Transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo; empoderando mulheres para o alcance dos seus sonhos

O Consulado da Mulher é a Consul transformando os sonhos em realidade. Apostando na vontade das pessoas que, quando estão bem acompanhadas, não têm limites para fazer mais.

Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Para isso, investimos nas mulheres. Elas, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história.

Acreditamos na energia de cada uma em se reinventar e correr atrás, em fazer de um jeito que ninguém pensou que fossem capazes. Por isso, inspiramos as mulheres para fazer mais e melhor. É menos “será que dá” e mais “vai dar, sim!”.

Assim, vamos por todos os cantos do Brasil para apoiar empreendimentos populares, articular parcerias e catalisar ideias. A cada vida que se soma aos nossos 38 mil beneficiados, vemos motivos para celebrar.

É com essa disposição que assumimos a responsabilidade de transformar vontades em verdades e construirmos histórias a partir do que acreditamos.

A gente faz história!

Valores

1. Cuidado

  • Para o Consulado da Mulher o cuidado é o ato de se importar com o ser humano, atentando para as necessidades individuais, visando o bem comum;
  • Nós acreditamos que o cuidado é essencial nos processos desenvolvidos no Instituto, zelando pelos relacionamentos, de forma cuidadosa, acolhedora e acessível

2. Solidariedade

  • Aqui no Instituto procuramos ser empáticos e sensíveis à necessidade do outro e nos dispomos a ajudar na solução do problema, caminhando lado a lado, procurando fazer aqui que elas realmente precisam e não o que inferimos que possam precisar;
  • Nós acreditamos que o ato solidário deve ser central nas ações de transformação humana.

3. Inclusão e Diversidade

  • Nós valorizamos pessoas, pensamentos e ideias diversas. As diferenças ajudam a criar valor. A inclusão permite que todos contribuam com o seu potencial pleno. Nós removemos barreiras para inclusão em nosso Instituto.

4. Respeito

  • Nós realizamos nosso melhor trabalho quando confiamos uns nos outros como indivíduos, estimulamos a diversidade em nosso local de trabalho, valorizamos as capacidades e contribuições de cada pessoa e reconhecemos que o trabalho é apenas uma parte recompensadora de uma vida inteira.

5. Integridade

  • Conduzimos todos os aspectos de nosso trabalho de maneira honrada, reconhecendo que não há forma correta de fazer algo errado.