Atuação

Nascemos em 2002 na cidade de Rio Claro (SP), com o objetivo de apoiar mulheres através do conhecimento profissional. Entre 2002 e 2008 expandimos o nosso trabalho para Joinville, São Paulo e Manaus e, em 2009, para todo o Brasil através de parcerias locais em diversos estados e com o ensino online.

Ao longo deste tempo também definimos que a nossa causa principal seria o empreendedorismo feminino com foco na capacitação e acompanhamento – o que chamamos de assessoria de nano empreendedoras. Mulheres que em sua maioria não tiveram oportunidade de terminar os estudos e que vivem em locais socialmente vulneráveis.

O objetivo é que elas se sintam confiantes, capazes de empreender ou de ampliar seus negócios gerando renda, ganhando autoconfiança e podendo dar um futuro melhor para suas famílias.

Trocamos aprendizados com as empreendedoras e parceiros durante um período, que pode ser de curta (3 meses, nos formatos online ou pelo app WhatsApp, denominado EmpreendeNoZap) ou longa duração (1 ano, denominamos Empreende Mulher), além do conhecimento adquirido, as empreendedoras colocam a mão na massa para que, de fato, consigam trazer melhorias para o seu negócio e colher os frutos de forma assertiva.

Todo o conteúdo compartilhado foi criado a partir de muito estudo, experiências empíricas, conversas com empreendedoras e conhecimento de toda a equipe técnica. Para cada tema discutido durante o período de cada programa, existe um manual do educador, que contém vídeos, conteúdos, dinâmicas, notícias e histórias sobre o assunto em debate. O material é didático e de fácil entendimento, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende.

Impacto do Consulado através dos anos

De que formas o Consulado atua?

O Programa de Educação Empreendedora do Consulado da Mulher é dirigido ao fortalecimento de pequenos negócios, e beneficia diretamente as mulheres que empreendem e, muitas vezes, são as principais responsáveis pela renda dentro de casa.

A metodologia do Consulado é altamente reconhecida e utilizada por instituições parceiras em todo Brasil, mudando a vida de milhares de mulheres e comunidades.

O Consulado da Mulher tem equipe própria nas de cidades de Rio Claro (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM).

Resultados 2023

Como funciona o processo de assessoria direta, o Programa Empreende Mulher?

Selecionamos anualmente através de um processo seletivo, empreendedoras no segmento de alimentação, nas cidades de Rio Claro (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM).

  • Oficinas e treinamentos

    Formação em precificação, público-alvo, controles financeiros, marketing, sustentabilidade do negócio.

  • Investimentos

    Doação de eletrodomésticos e recursos pontuais para melhoria do negócio, quando comprovado a necessidade desses para o crescimento do empreendimento.

  • Assessoria

    Visitas aos empreendimentos para planejamento de ações e análise de resultados e acompanhamento de 1 ano com a empreendedora recebendo conhecimento sobre gestão de negócio.