Projeto Empreendedorismo nas Escolas

Projeto Empreendedorismo nas Escolas

Educação como aliada da sustentabilidade e do empreendedorismo

LOGO FINAL RGB - 2

“Mais do que olhar apenas o momento atual, precisamos semear um futuro onde o cuidado com o meio ambiente e as pessoas seja uma diretriz de negócio em todos os segmentos da sociedade, incluindo os micro-negócios.”

As palavras de Leda Böger, Diretora Executiva do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, demonstram a importância de despertar em crianças e adolescentes o interesse pelo empreendedorismo e pela sustentabilidade, e, assim, desenvolver cidadãos mais críticos e preocupados com o futuro.

Para realizar esta missão, o Consulado da Mulher e a Consul estão promovendo o Projeto Empreendedorismo nas Escolas, que irá estimular em crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas e divertidas, habilidades empreendedoras e de cuidado com o meio ambiente.

Realizado pela Cultura Sustentável e com incentivo do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), o projeto, criado de forma inovadora e personalizada, irá beneficiar 6000 alunos e alunas de comunidades menos favorecidas nas cidades de São Paulo, Joinville, Manaus e Rio Claro.

“Nosso propósito é conscientizar crianças e jovens sobre a temática da sustentabilidade, aliada com a geração de renda, estimulando o envolvimento das mães e de toda a família. De uma forma lúdica e prazerosa trataremos de questões essenciais para a preservação do nosso planeta e da vida em coletividade.”, completa Böger.

Para as crianças de 5 a 10 anos será apresentada a peça “Empreendendo com a Natureza”, que irá conscientizá-las para a importância da perspectiva socioambiental para os sucessos dos novos empreendimentos. Logo após será realizada a “Oficina de Sustentabilidade”, atividades dinâmicas que trabalharão um novo olhar sobre os resíduos produzidos diariamente pela escola, desenvolvendo na prática temas abordados na peça teatral.

Com os jovens de 10 a 15 anos, a palestra “Empreendedorismo Sustentável: Histórias de Sucesso” e a “Oficina de Ideias” irão estimular a criatividade, pensamento crítico, superação de desafios, retórica e trabalho em equipe. Durante a palestra serão apresentados casos de empreendedores de sucesso, tripé de sustentabilidade e indivíduos e/ou grupos que desenvolvem seus produtos e serviços com foco na construção de uma sociedade sustentável. Já na oficina, os alunos serão estimulados a identificar uma demanda de mercado e potencialidades da escola, criar um produto/serviço a partir da dinâmica socioambiental e apresentar para seus colegas.

Vislumbrando a continuidade do projeto, os professores participarão do programa de capacitação “Desenvolvendo Empreendedorismo e Sustentabilidade pela Educação”, com atividades que irão estimulá-los a identificar e desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos e a preocupação com o meio ambiente. Neste workshop serão apresentadas as habilidades empreendedoras, cases de sucesso e oportunidades da região, procurando envolver, numa perspectiva educativa, a cultura empreendedora e o cuidado com o meio ambiente.

O Projeto Empreendedorismo nas Escolas será realizado nas 20 escolas abaixo, escolhidas devido ao grau de vulnerabilidade das comunidades em que estão inseridas.

Manaus:

Escola Municipal Vicente Cruz (14/set)

Escola Estadual Paula Ângela Frassinetti (15/set)

Escola Estadual Madre Tereza de Calcutá (16/set)

Escola Municipal Olga Gutman Benário (17/set)

Colégio Militar da Polícia Militar Valdock de Lira (18/set)

São Paulo:

EMEF Casarão (28/set)

Ceu Paraisópolis (29/set)

EMEF – Paulo Freire Prof (30/set)

EMEF Dom Veremundo Toth (01/out)

EMEFJosé de Alcântara Machado Filho (02/out)

Rio Claro:

Escola Municipal Hélio Jorge dos Santos (05/out)

Delcio Baccaro Professor (06/out)

Jardim das Palmeiras Escola Municipal Caic (07/out)

Escola Municipal Maria Teixeira Fittipaldi Profa (08/out)

EM Maria Isabel Soares Professora (09/out)

Joinville:

E.E.B Marli Maria de Souza (19/out)

Escola Municipal Dr. Hans Dieter Schmidt (20/out)

Escola Municipal Kurt Alvino Monich (21/out)

Escola Municipal Prefeito Max Colin (22/out)

Escola Municipal Prof Zulma do Rosario Miranda (23/out)

Indo mais longe

O Projeto Resgate, da cidade de Joinville (SC), também participará do projeto. Os jovens em formação e já formados serão capacitados, juntamente com os professores, para serem multiplicadores do tema e também identificarem novos alunos para ingressar na ONG joinvilense.

Atuando com jovens de baixa renda para o resgate de sua qualidade de vida, por meio da educação e com programas estruturados, o projeto auxilia crianças com dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho escolar, além de atividades de mentoria e resgate de valores.