Programa Mesa Brasil capacita empreendedoras

Programa Mesa Brasil capacita empreendedoras

Trinta e três empreendedoras assessoradas pelo Consulado da Mulher em Manaus foram capacitadas pelo Mesa Brasil, do SESC Amazonas, no período de 17 a 20 de julho. 

Além de redistribuir alimentos próprios para o consumo que seriam jogados no lixo, o programa desenvolve ações educativas como cursos e oficinas de aproveitamento integral de alimentos.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), até 70 mil toneladas de alimentos plantados por ano no Brasil são jogadas no lixo, o equivalente a 64% do total. Ao mesmo tempo, a agência alerta que 62 milhões de pessoas passam fome na América Latina.

Durante a capacitação, as assessoradas aprenderam deliciosas receitas aproveitando cascas e talos de legumes e frutas, procedimentos de higiene, como transportar corretamente os alimentos, organizar e controlar o estoque e treinamento de boas práticas na manipulação dos alimentos. Empreendedoras individuais, integrantes do Espaço Solidário, da Associação dos Empreendimentos Econômicos Solidários do Cajual (AEESC) e do Sabores do Tarumã marcaram presença no projeto.

“Por meio dessa parceria, oportunizamos a difusão de conhecimentos, a promoção da cidadania e, principalmente, a qualificação nas práticas e procedimentos dos empreendimentos assessorados pelo Consulado em Manaus na área de alimentação”, explica Gielyzandra da Silva, Coordenadora de Projetos Sociais da unidade. “Os assuntos abordados nestas oficinas agregarão mais qualidade e sustentabilidade para as empreendedoras de culinária, capacitando-as em práticas seguras de manipulação de alimentos, higiene pessoal e aproveitamento integral dos alimentos”, completa.