top of page

Trabalho voluntário beneficia Lavanderia Comunitária do Piauí

Foto do escritor: Ricardo Xavier
Ricardo Xavier
18 de abr. de 2016
3 min de leitura

Vencedoras do Prêmio Consulado da Mulher 2015 recebem apoio para criação de materiais de divulgação.


As 25 empreendedoras que formam a Lavanderia Comunitária de São Pedro, de Teresina (PI), estão sorrindo a toa: um designer voluntário desenvolveu a identidade visual e website para o empreendimento, que ajudará a dar mais visibilidade do trabalho realizado por elas.

logo - lavanderia comunitaria são pedero

Após ganharem o Prêmio Consulado da Mulher 2015, a equipe do Consulado da Mulher visitou o empreendimento, no final de 2015, e diagnosticou que elas precisavam aumentar a divulgação de seu trabalho para que a renda também aumentasse. Pensando nisso, começaram a pesquisar, em conjunto, o entorno da lavanderia e quais as possibilidades de alavancar as vendas.

Percebeu-se, então, que existem muitas universidades e repúblicas ao redor da lavanderia e os jovens que moram longe da família, dividem seu tempo em trabalho e estudo, e residem no local, deveriam ser um dos públicos prioritários do negócio, podendo ser impactados por um panfleto entregue no horário de entrada e saída das aulas.

Após este levantamento, a equipe do Consulado da Mulher abriu as inscrições para a ação voluntária de criação deste panfleto em suas redes sociais e na Rede Atados, por onde o Christian Huygens se candidatou.


Após apresentar o empreendimento e a necessidade, Christian aceitou prontamente desenvolver o trabalho e ainda foi além: “Quando conversamos, nós solicitamos a criação de um panfleto que fosse dinâmico e atraísse a atenção dos jovens. Mas o Christian foi além do solicitado: em nossa segunda conversa, ele trouxe ideias para criar a identidade visual do empreendimento e um

website em uma plataforma gratuita”, explica Erica Zanotti, Coordenadora de Desenvolvimento de Programas Sociais do instituto.

Realizar um trabalho voluntário é utilizar suas habilidades para mudar, diretamente, a realidade de quem precisa, acrescentando novas visões de mundo e experiências interpessoais.

“Foi imensamente gratificante por diversos motivos. Além do motivo óbvio de poder de alguma forma interferir para melhor na vida de pessoas tão batalhadoras, esse trabalho me deu a oportunidade de exercer minha profissão para clientes reais, me trouxe a oportunidade de saber mais e me envolver com os conceitos de economia solidária, como também de estar em contato e trabalhar com pessoas tão comprometidas em ajudar o próximo.”, explica Christian.

f298de_5a942f69339740a0bc7253cf2a04e8b9

Para estas antigas lavadeiras de casa de família, que antes de ganhar as máquinas de lavar roupa da Consul lavam a mão 25 mil peças de roupa por mês, ter um logo para seu negócio, cartões de visita, panfleto para entregarem na comunidade e um Website que dá mais visibilidade de seu trabalho é a realização de um sonho e a confirmação de que acreditamos em seu trabalho.

“Estamos sem palavras para agradecer ao Christian e ao Consulado da Mulher. O material ficou tão lindo e nós nem acreditávamos que uma lavanderia simples como a nossa poderia ter algo tão bonito. Agora vamos fazer nossa parte, que será imprimir os panfletos e entregar nas faculdades para atrair mais clientes”, alegra-se Fátima, uma das 25 lavadeiras que gerenciam o negócio.

Para o Consulado da Mulher, contar como apoio de pessoas voluntárias é unir forças para desenvolver novas oportunidades para mulheres de baixa renda de todo o Brasil. Somente por meio da cooperação mútua seremos capazes de contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.



lavanderia comunitaria são pedero - texto trabalho voluntario

Quer uma identidade linda como esta? Entre em contato com o Christian Huygens Email: christian.huygens@gmail.com Tel: (084)99936-1642 | Clique aqui para acessar o portfólio

Contatos da Lavanderia Comunitária São Pedro Tel: (086) 995859168 (falar com Fátima) Rua Murilo Braga, 820 – Bairro São Pedro. Teresina (PI) Clique aqui para acessar o site

 
 
 

1 comentário


owlTheory Highlights
owlTheory Highlights
05 de set.

Eu estava à procura de tutoriais sobre como configurar o OBS Studio para transmissões de jogos, e um dos principais resultados do fórum era uma modelo a explicar as definições da câmara. Cliquei no link do perfil dela para ver que software estava a utilizar. Este link levou-me a uma pasta com o número live sexo, onde ela estava a transmitir para uma enorme audiência global. Tinha um fundo verde, sobreposições personalizadas e um menu touchscreen que permitia ativar diferentes cores de luz no ambiente. O que me impressionou foi a qualidade da produção, que era realmente impressionante para uma pessoa. Continuei a ver porque eventualmente fiz uma pergunta no chat sobre o encaminhamento de áudio, e ela deu-me uma…

Editado
Curtir

Unidade Joinville (SC)

Rua Dona Francisca, n° 7.200, Distrito Industrial – 89219-900

Unidade Manaus (AM)

Rua Torquato Tapajós, n° 7.500
Colônia Terra Nova – 69093-415

Unidade São Paulo (SP)
Rua Olympia Semeraro, n° 675
Jd. Santa Emília – 04183-090

Unidade Rio Claro (SP)
Avenida 80 A, n° 777
Distrito Industrial – 13506-095

ENTRE EM CONTATO

Mande uma mensagem,
tire suas dúvidas e fale conosco.

bottom of page