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Foto do escritorRicardo Xavier

Especialista em coffee breaks corporativos

Beth Anjos, do Aromas e Sabores, dá dicas de como oferecer coffee breaks para empresas


A empreendedora Beth Anjo é perita na arte de organizar coffee breaks corporativos junto a Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários. Apenas nos últimos seis meses, seu grupo Aromas e Sabores, faturou R$12.800,00 com esse tipo de serviço, oferecendo uma média de 3 coffee breaks por mês.

Com sua experiência e conhecimento, ela consegue agradar aos mais diversos públicos, que se deliciam com seus produtos em intervalos de palestras, lançamentos e eventos.

Em entrevista para a Revista do Consulado da Mulher, ela deu dicas importantes para quem está começando um negócio de alimentação e quer oferecer este tipo de serviço, que é tão importante e desejado por grandes e pequenas empresas.

Principais etapas de um coffee break Depois de assumir o compromisso com o contratante, é fundamental preparar o cardápio, conhecer o local e analisar sua estrutura. Também é importante verificar a cor da louça e da toalha que serão utilizadas no dia e a forma de transporte mais adequada. Chegue sempre com sua equipe com três horas de antecedência para os preparativos.

Cardápio Elaboramos sempre três tipos de cardápio, para que o cliente escolha o que faz mais sentido para o evento em questão. Também levamos uma pequena degustação para que ele conheça os produtos e tenha a certeza de estar escolhendo a melhor opção. Na elaboração do cardápio, prefira sempre os salgados assados. Além de serem mais saudáveis, é mais fácil manter o padrão de qualidade destes produtos. É recomendável que salgados com recheios perecíveis como carnes, por exemplo, sejam expostos por, no máximo, duas horas. Já aqueles com frios, como queijos e peito de peru podem ficar expostos por mais tempo. Evitamos levar pães de queijo, pois eles murcham com bastante facilidade durante o transporte.

Principais dificuldades Certa vez fizemos um coffee em um local com espaço mínimo em que não havia pia nem água. Fizemos tudo no improviso, mas deu tudo certo!

Calculando a quantidade de produtos x número de pessoas Tendo o número de pessoas e estimando que o coffee terá duração, de por exemplo, uma hora, calculamos que cada pessoa consuma de 3 a 4 salgados, de 2 a 3 pedaços de bolo e pelo menos 2 doces, e assim por diante, dependendo também do tipo de evento e público: se for uma reunião de executivos, é provável que estes números caiam pela metade. Se for um evento que receberá crianças e adolescentes, o consumo deverá ser maior.


Montagem da mesa Alinhe os alimentos de forma acessível para que os clientes possam circular pela mesa. Disponha doces, salgados e bebidas de maneira diversa, para que uma categoria de produto não fique em uma ponta da mesa e o outro muito distante, do outro lado. Dessa forma, o cliente não precisa mudar muito de lugar. Utilize toalhas limpas combinando com a decoração do local. Se o lugar tiver espaço o suficiente, separe uma mesa apenas para descarte de embalagens, copos e guardanapos. Se isso não for possível, recolha esses objetos de tempo em tempo, de modo que a mesa esteja sempre limpa e organizada.

Higiene, armazenamento e transporte Levamos sempre utensílios lavados e os higienizamos no local com álcool 70, que também utilizamos para higienizar nossas mãos. Usamos luvas descartáveis e nunca colocamos utensílios com alimentos no chão. É sempre muito importante também levar sacos de lixo. Armazenamos os produtos em térmicas, envolvendo-os em papel celofane, procurando ter o máximo de cuidado sempre ao carregá-los para os locais. Quando vamos realizar um coffee pequeno, utilizamos transporte público para levá-lo. Já quando a demanda é maior, alugamos um carro ou uma van.

Uniformes Um avental, camisa pólo preta ou branca, calça social preta ou branca, tênis ou sapato preto são ótimos para qualquer tipo de evento, mas o que importa mesmo é que todas as integrantes do grupo estejam iguais. Na hora da produção, costumamos usar roupas brancas. Agora estamos utilizando em eventos calça sociais, avental e sapatos todos pretos e está muito bonito! Estamos com cara de Super Chef. Em alguns eventos, uso uma dolma que tem até o meu nome! É simplesmente maravilhosa!

Comidinhas campeãs Bolo de cenoura com calda de chocolate, doce de abóbora com coco e nosso sanduíche de carne louca costumam fazer o maior sucesso entre os clientes!

O melhor coffee break É difícil citar um, mas destaco o lançamento do livro “Mulheres que transformam”, do Instituto Consulado da Mulher, pois participaram pessoas como a Leda (Böger, diretora executiva do instituto) e Miriam Gutenberg. Outro coffee muito bom foi o servido no Hotel Diamond para a jornalista Ana Paula Padrão e representantes da Wolkswagen e da ONU. Só tinha diretoria! Deu um friozinho na barriga, mas no final, deu tudo certo!

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