Com três dias intensos e inspiradores, fórum internacional trouxe oportunidades de discutir e promover a articulação e o empoderamento de mulheres e meninas de todo o mundo
A participação do Consulado da Mulher na 25ª edição do Global Summit of Women 2015, nos dias 14, 15 e 16 de maio, foi repleta de novos aprendizados, conexões, experiências e visibilidade internacional. Neste evento, um dos maiores fóruns internacionais sobre negócios e economia para mulheres.
Comandados por Irene Natividad, os três dias de evento superaram as expectativas e conectaram empresárias, líderes de governo e CEOs de mais de 50 países, na busca por melhorias nas políticas públicas, oportunidades de trabalho, qualidade de vida, respeito e igualdade para as mulheres.
(Legenda: Foto 1, no canto esquerdo: Irene Natividad; Foto ao centro: Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, prestigia o trabalho do Consulado da Mulher; Foto 3, no canto direito: Luiza Helena Trajano, empresária brasileira que comanda a rede de lojas Magazine Luiza, visita nosso stand)
Além de Presidente do Global Summit of Women, Irene Natividad lidera o Corporate Women Directors International, que promove o aumento da participação de mulheres nos conselhos corporativos globalmente. Ela também dirige sua própria empresa de assuntos públicos, a GlobeWomen, com sede em Washington (EUA).
No primeiro dia do evento, um encontro entre líderes de governo de vários países, discutiu parcerias públicas e privadas para o avanço de mulheres e meninas em todo o mundo. O objetivo das plenárias era compartilhar práticas de sucesso, e lições aprendidas no enfrentamento de problemas, dificuldades e dúvidas. São ações locais que ganham relevância e podem ter impacto internacional na medida em que são replicadas em diferentes mercados e regiões.
O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a Ministra de Políticas Públicas para Mulheres, Eleonora Menicucci, também marcaram presença. Em seus discursos, discorreram sobre as oportunidades de negócios no Brasil e sobre o avanço brasileiro nas questões relacionadas à igualdade de gênero.
Em um ambiente diverso, de cores e alegria, apresentações culturais embalaram o evento. Confira no vídeo o belíssimo coral da Comitiva Chinesa:
Para celebrar o 25º aniversário do Global Summit of Women, algumas mulheres foram homenageadas.
O prêmio Global Women’s Leadership Awards foi dado à Dra Phumzile Mlambo-Ngcuka. Sub-Secretária-Geral da ONU, e Ex-Vice Presidente da África do Sul (2005- 2008). Dra Phumzile trabalhou no governo, no setor privado e na sociedade civil, atuando na promoção da igualdade de gênero, direitos humanos e justiça social. Esteve ativamente envolvida na luta contra o Apartheid em seu país natal e como Vice-Presidente da África do Sul, supervisionou programas de combate à pobreza, com enfoque especial nas mulheres.
Em seu discurso, ela destacou que a corrida para a igualdade da mulher é como uma maratona, e que não podemos deixar de nos reunir para compartilhar nossas experiências em eventos como aquele. “É nestes encontros que jovens empreendedoras encontram referências, muitos conselhos e aprendizados. O Summit é um ambiente que não apresenta ameaça para as mulheres. É um local que podemos tirar nossas dúvidas e nos unir”. Para finalizar, reafirmou a importância do trabalho das mulheres para a economia global e disse que “sonha com o dia em que nenhuma mulher se levantará para trabalhar ou realizar qualquer tarefa. Um dia em que todas permanecerão em suas camas. Neste dia o mundo perceberá a força e o valor do trabalho da mulher.”
(Legenda: Foto 1, no canto esquerdo: Lenço criado pelo artista Romero Britto exclusivamente para o evento; Foto ao centro: Dra Phumzile Mlambo-Ngcuka; Foto 3, no canto direito: Ministra Dato’ Sri Rohani Abdul Karim e irene Natividad)
Também destacou os trabalhos realizados pelo acesso de meninas à educação e promoção do progresso econômico. “Milhões de mulheres trabalham fora e em mercados informais, sem acesso à segurança, a licença maternidade, sem oportunidades e outras tantas coisas. Precisamos que os chefes de estado se imponham e trabalhem em prol de políticas para mulheres”.
Após seu discurso, o comitê sul-africano dominou o palco celebrando com músicas e danças de sua cultura.
O prêmio Government Leadership Award foi entregue a Dato’ Sri Rohani Abdul Karim, Ministra da Mulher, Família e Desenvolvimento Comunitário da Malásia pelo projeto Women Career Comeback Program (Programa Retorno da Mulher à sua Carreira – tradução literal). Segundo ela, em seu país 68% das mulheres que entram na faculdade, já estão no mercado de trabalho. Quando decidem começar uma família elas pararam de estudar e trabalhar. É cultural. Foram criadas para isso. Então, depois de um tempo, elas gostariam de voltar a trabalhar em outro formato, seja em casa ou meio período. O Programa incentiva e premia organizações que favorecem o retorno delas ao trabalho, e para iniciativas que retém mulheres nas empresas. Para suportar o crescimento do projeto, a Presidente do Global Summit of Women doou 5 mil dólares ao programa.
Durante a cerimônia de encerramento o comitê da Polônia, próximo país a sediar o Global Summit of Women, apresentou suas ministras e parlamentares, destacando que 31% de seu governo é composto por mulheres. Apresentaram um vídeo com a cultura, beleza e alegria do país e organizaram um coro de “Obrigada Brasil” em português. A cantora Urszula Dudziak e sua banda cantaram canções típicas polonesas animando as participantes.
Irene finalizou afirmando que “Iremos ainda celebrar um Global Summit of Women em que a igualdade de gênero seja uma realidade” e que espera ter o dobro de mulheres no próximo ano participando do evento.
Após três dias intensos, o Global Summit of Women 2015 deixou um gostinho de quero mais e de que, não importa a distância, mulheres de todo o mundo estão juntas lutando pela equidade de direitos para mulheres e meninas. A igualdade que desejamos está a cada dia mais próxima de ser alcançada.
(Legenda: Foto 1, no canto esquerdo: Irene e todas as ministras dos países participantes; Foto ao centro: comitê polonês convida a todas à participarem da edição 2016 em Warsaw, na Polônia; Foto 3, no canto direito: mulheres de vários países e culturas unidas para alcançar a igualdade de gênero )
Agradecemos à Terracota Design, nossa parceira, pelo desenvolvimento da identidade visual de nosso stand, contribuindo para a visibilidade do nosso trabalho e das empreendedoras que apoiamos.
Comments