Voluntariado, qualificação para o trabalho e geração de renda

Voluntariado, qualificação para o trabalho e geração de renda
Por Rosangela Canônica, educadora social do Consulado da Mulher em Joinville.
Fotografias das voluntárias Edilene de Souza Martins e Camila Fuchs

Para complementar as comemorações do mês da mulher, em março,foram realizadas diversas oficinas de práticas culinárias que reuniram empreendedoras de assentamentos da reforma agrária localizados na região de Joinville. O objetivo principal das atividades é desenvolver a qualificação profissional destas mulheres para a produção de alimentos, criando novas possibilidades de geração de renda.

Diversas oficinas práticas foram realizadas durante os dias 16 e 17, incluindo técnicas de preparo e congelamento de alimentos, aulas de precificação e de embalagem dos produtos.

Técnicas de congelamento

Atividade  coordenada  pela voluntária Gabriela Lopes, engenheira da área de Cooking System Technology da Whirlpool Latin America, teve o objetivo de capacitar as empreendedoras para o processo de congelamento, assegurando a adequada conservação e o melhor aproveitamento dos alimentos.

Capaciação com Gabriela

Salgados para festas

A Prof. Jeanice Ricobom, do projeto de extensão universitária SOLABOR da Universidade da Região de Joinville, esteve à frente da oficina “Salgados para festas”, ensinando na prática a produção de coxinhas, risoles e bolinhas de queijo.  Ao término da atividade, a alegria foi geral durante a degustação dos salgadinhos produzidos.

Oficina 1

Biscoitos amanteigados

A empreendedora Claudia Merkle, da “Fuxico Doce”, confeitaria artesanal já assessorada pelo Consulado da Mulher, compartilhou conhecimentos e dicas para a produção de biscoitos amanteigados.

Diversos biscoitos foram preparados em sala de aula, e há planos futuros de comercialização desses produtos em feiras artesanais que acontecem periodicamente na cidade.

Oficina 2

Além das oficinas relacionadas ao manuseio e produção de alimentos, as empreendedoras também participaram de oficinas de Embalagens e Rótulos Artesanais, e de Precificação, ministradas por Rosangela Canônica, e Paulo Dalfovo Neto, ambos pertencentes à equipe do Consulado da Mulher.

20150317_112850