Design Social: Uma Realidade Possível

Design Social: Uma Realidade Possível

Em Joinville projetos de design contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional de empreendedoras populares 

design social

Por Rosangela Canônica
Educadora social do Consulado da Mulher

E se além da beleza de um produto houver uma ação efetiva que ajude as pessoas a desenvolver seus potencias criativos e econômicos?

É disso que se trata o Design Social, iniciativa que orienta e desenvolve o comportamento empreendedor,  direcionando conhecimentos, influenciando diretamente nas relações sociais e contribuindo  para a  diminuição da desigualdade social e tecnológica.

Essa é a base conceitual de dois projetos que estão sendo desenvolvidos em Joinville (SC): O DESOL – Design social na gestão de empreendimentos em artesania solidária; e o SOLABOR – O sabor da solidariedade em empreendimentos de alimentação, ambos protagonizados pelo Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville, em parceria com o Instituto Consulado da Mulher.

Um dos destaques do Design Social está na conscientização do uso responsável de matérias-primas, levando a artesã a refletir sobre o material que está sendo utilizado e sobre todo o ciclo de vida de seus produtos. Esta nova forma de pensar torna o empreendimento economicamente viável e ambientalmente correto.

Essas ações têm possibilitado capacitações técnicas para o desenvolvimento de produtos, tanto na área de artesanato quanto na de alimentação,  abordando temas diversos do design, como a psicologia da forma, teoria das cores, estética, criatividade, desenho, pintura, fotografia, identidade visual (marca e embalagem), metodologia de projeto, fazeres especiais, entre outros.

O projeto DESOL assumiu o desafio de desenvolver produtos com diferencial de mercado e que resgatem a identidade local, colaborando ainda com a melhoria da qualidade final dos produtos apresentados pelas(os) artesãs(ãos) joinvillenses.

Designers gráficos, de produto, de moda e de interiores, assim como arquitetos e artistas plásticos, compõem a equipe técnica que se dedica a compartilhar conhecimentos e prestar consultoria para o desenvolvimento de novos produtos e identidades visuais dos empreendimentos assessorados. A alimentação também tem seu destaque com o projeto SOLABOR, oferecendo aos empreendimentos solidários da região  a oportunidade de se capacitar em conteúdos específicos de gastronomia, associadas aos conhecimentos no campo do design. Boas Práticas Alimentares, Habilidades Básicas de Cozinha, Princípios Elementares de Nutrição, Criatividade, Empreendedorismo, Marketing e Vendas são pontos fortes das estratégias de formação.

Aqui destacamos a participação das empreendedoras do Espaço Solidário da Unidade de Joinville*, que estão desenvolvendo, de modo teórico e prático, os conceitos gastronômicos trabalhados nas aulas. Como ação solidária, as empreendedoras Lúcia Arce de Mello e Franciele França Mattos levaram coffee breaks às comunidades onde o projeto DESOL atua, para que as participantes experimentassem as receitas realizadas pelo projeto SOLABOR.

Nesse contexto, o Consulado da Mulher reconhece e avalia de forma muito positiva as parcerias estabelecidas em benefício dos grupos envolvidos, o que dá a certeza que os caminhos percorridos potencializam as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante.

“É visível o impacto na realidade dos empreendimentos, a contribuição com a autoestima, a troca de experiências e o aprendizado. Ter uma oportunidade de estar dentro da universidade e acessar os conhecimentos por ela desenvolvidos é realmente  algo de grande valor na vida das empreendedoras.” (Paulo Dalfovo, Coordenador de Programas Sociais).