AMUPI e Arte Nativa da Amazônia vencem Prêmio de Empreendedorismo Comunitário

AMUPI e Arte Nativa da Amazônia vencem Prêmio de Empreendedorismo Comunitário

Grupos serão capacitados em Gestão e Empreendedorismo e terão sua história divulgada em todo o Brasil.

Dois grupos assessorados pelo Consulado da Mulher se destacaram no 2º Prêmio de Empreendedorismo Comunitário, promovido pela Aliança Empreendedora. A Associação das Mulheres Pescadoras do Iperoba – AMUPI – e o grupo Arte Nativa da Amazônia foram primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria “Grupo Empreendedor”.

Como prêmio, a AMUPI receberá 5 mil reais para investir em melhorias e expansão de empreendimento, localizado em São Francisco do Sul (SC). Ambos os grupos receberão capacitação em Gestão e Empreendedorismo e terão sua história divulgada em todo o Brasil através dos canais de comunicação da Aliança Empreendedora e de seus parceiros.

“É um orgulho para o Consulado da Mulher  ver o trabalho destes empreendimentos sendo nacionalmente reconhecido. Estas mulheres são exemplos concretos  da capacidade de transformação social proporcionada pelo empreendedorismo feminino”, destaca Leda Böger, Diretora-executiva do Consulado da Mulher. “As empreendedoras também terão a possibilidade de captar investimentos através do Portal Impulso (www.impulso.org.br), que atua com financiamentos colaborativos para microeemprendedores.

Conheça a AMUPI

Assessorada pelo Consulado da Mulher desde 2010, a AMUPI iniciou suas atividades em 2009 com a confecção de artesanatos. Localizado na ilha de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, o grupo enxergou na pesca e venda de pescados uma nova oportunidade a  para a geração de renda.

Além da coleta de matéria-prima, as 9 empreendedoras se dividem na comercialização e na manipulação de produtos como filé de peixe, casquinha de siri e camarão.

Em 2012, após receber eletrodomèsticos Consul que garantiram o aumento da capacidade de produção e armazenamento, a associação estabeleceu uma parceria com a prefeitura local, passando a fornecer 1.200 quilos de bolinhos de peixe por mês para as escolas públicas do município.

Conheça a Arte Nativa da Amazônia

Movido pela sustentabilidade criativa, o Arte Nativa da Amazônia é um grupo familiar composto por 4 artesãs que desenvolvem produtos e embalagens ecologicamente corretas e renováveis para empresas.

Para a confecção de camisas, lixeirinhas para carro e ecobags, as empreendedoras se preocupam em utilizar matéria-prima local, visando a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura regional.

Além das atividades operacionais, as empreendedoras se organizam na captação de clientes, na compra de matéria-prima e na gestão do espaço de produção.