Doutora em felicidade – A história de Cláudia Merkle

Doutora em felicidade – A história de Cláudia Merkle

A casa recheada de açúcar, de afeto, de tradições e de música. Assim era, para mim, a casa de meu avô. Ele saiu da Alemanha para tentar a vida no Brasil, mas a Alemanha nunca saiu dele. 

No imóvel de dois andares, assoalhados com longas tábuas corridas em Joinville, Santa  Catarina, a família toda falava alemão fluentemente e dançava embalada pelas canções tradicionais de lá. Era ali que a gente se reunia para preparar biscoitos natalinos, amassados pelos adultos, pintados pelas crianças com glacê, criatividade e bolinhas coloridas. 

Quando fui estudar administração e comércio exterior em Curitiba fazia questão de visitar meu avô em férias e feriados. Voltei após estar formada atraída pelo carinho e pelo perfume do bolo fumegando todos os fins de semana. Trabalhava no setor de câmbio de um banco,  enquanto sonhava com dias mais adocicados.

Meu noivo e eu pretendíamos abrir uma casa de chá no antigo endereço onde meu avô cresceu. Juntamos dinheiro com esforço e perseverança. Levamos três anos para reformar a casa e deixá-la exatamente como planejamos receber a clientela. Foi um sucesso na cidade.

Leia a história completa da Cláudia e outras empreendedoras no livro “Consulado da Mulher 20 Anos”