Vencedoras do Prêmio Consulado da Mulher 2015 recebem apoio para criação de materiais de divulgação.
As 25 empreendedoras que formam a Lavanderia Comunitária de São Pedro, de Teresina (PI), estão sorrindo a toa: um designer voluntário desenvolveu a identidade visual e website para o empreendimento, que ajudará a dar mais visibilidade do trabalho realizado por elas.
Após ganharem o Prêmio Consulado da Mulher 2015, a equipe do Consulado da Mulher visitou o empreendimento, no final de 2015, e diagnosticou que elas precisavam aumentar a divulgação de seu trabalho para que a renda também aumentasse. Pensando nisso, começaram a pesquisar, em conjunto, o entorno da lavanderia e quais as possibilidades de alavancar as vendas.
Percebeu-se, então, que existem muitas universidades e repúblicas ao redor da lavanderia e os jovens que moram longe da família, dividem seu tempo em trabalho e estudo, e residem no local, deveriam ser um dos públicos prioritários do negócio, podendo ser impactados por um panfleto entregue no horário de entrada e saída das aulas.
Após este levantamento, a equipe do Consulado da Mulher abriu as inscrições para a ação voluntária de criação deste panfleto em suas redes sociais e na Rede Atados, por onde o Christian Huygens se candidatou.
Após apresentar o empreendimento e a necessidade, Christian aceitou prontamente desenvolver o trabalho e ainda foi além: “Quando conversamos, nós solicitamos a criação de um panfleto que fosse dinâmico e atraísse a atenção dos jovens. Mas o Christian foi além do solicitado: em nossa segunda conversa, ele trouxe ideias para criar a identidade visual do empreendimento e um
website em uma plataforma gratuita”, explica Erica Zanotti, Coordenadora de Desenvolvimento de Programas Sociais do instituto.
Realizar um trabalho voluntário é utilizar suas habilidades para mudar, diretamente, a realidade de quem precisa, acrescentando novas visões de mundo e experiências interpessoais.
“Foi imensamente gratificante por diversos motivos. Além do motivo óbvio de poder de alguma forma interferir para melhor na vida de pessoas tão batalhadoras, esse trabalho me deu a oportunidade de exercer minha profissão para clientes reais, me trouxe a oportunidade de saber mais e me envolver com os conceitos de economia solidária, como também de estar em contato e trabalhar com pessoas tão comprometidas em ajudar o próximo.”, explica Christian.
Para estas antigas lavadeiras de casa de família, que antes de ganhar as máquinas de lavar roupa da Consul lavam a mão 25 mil peças de roupa por mês, ter um logo para seu negócio, cartões de visita, panfleto para entregarem na comunidade e um Website que dá mais visibilidade de seu trabalho é a realização de um sonho e a confirmação de que acreditamos em seu trabalho.
“Estamos sem palavras para agradecer ao Christian e ao Consulado da Mulher. O material ficou tão lindo e nós nem acreditávamos que uma lavanderia simples como a nossa poderia ter algo tão bonito. Agora vamos fazer nossa parte, que será imprimir os panfletos e entregar nas faculdades para atrair mais clientes”, alegra-se Fátima, uma das 25 lavadeiras que gerenciam o negócio.
Para o Consulado da Mulher, contar como apoio de pessoas voluntárias é unir forças para desenvolver novas oportunidades para mulheres de baixa renda de todo o Brasil. Somente por meio da cooperação mútua seremos capazes de contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.
Quer uma identidade linda como esta? Entre em contato com o Christian Huygens Email: christian.huygens@gmail.com Tel: (084)99936-1642 | Clique aqui para acessar o portfólio
Contatos da Lavanderia Comunitária São Pedro Tel: (086) 995859168 (falar com Fátima) Rua Murilo Braga, 820 – Bairro São Pedro. Teresina (PI) Clique aqui para acessar o site
Comments