Iniciativa visa fortalecer laços solidários entre grupos de alimentação da região
A Rede de Alimentação Solidária do ABC, novo projeto assessorado pelo Consulado da Mulher, se reuniu nesta terça-feira (30/07), na pastelaria Q’Sabor em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, para compartilhar receitas e degustar pratos com potencial mercadológico.
O encontro teve a presença dos grupos assessorados Q’Sabor e Cia de Mulheres e de empreendedores individuais interessados em participar ativamente da rede. Iniciativas como esta visam fortalecer laços solidários entre empreendimentos de alimentação do Grande ABC.
O diferencial da reunião foi marcado pelas presenças de Marcia Monteiro, que lidera a quitanda orgânica Sabor Autêntico, localizada no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, e de Aline Viana, produtora orgânica do empreendimento Planeta Natureza, que compartilhou uma receita de bolo de biomassa de banana verde com soja.
Durante a atividade, ambas as empreendedoras conscientizaram os participantes da importância em consumir alimentos livres de agrotóxicos e pesticidas: “O produto orgânico não é caro. A sociedade é que não está educada nem acostumada a comer coisas saudáveis. O preço que é cobrado no produto orgânico, a gente cobra sobre o que é viável: o produto orgânico demanda amor e mais tempo na horta, do que aquele que é plantado pelo método convencional, usando agrotóxico”, alertou Aline.
Informações como essa foram recebidas com muita atenção pelas empreendedoras Silvia Salvino e Rosemeire Aparecida, do Cia de Mulheres, que compartilharam receitas de sanduíche natural e saladas de frutas com a rede. “É bom saber que aqui em São Bernardo podemos encontrar produtos orgânicos, tão perto da gente. Em Rede vai ficar mais fácil consumir estes alimentos”, comemorou Silvia, que utilizou produtos orgânicos da quitanda de Márcia para ensinar a salada de frutas.
Sua companheira de grupo Rosemeire se mostrou empolgada com o bolo de biomassa de banana verde compartilhado durante a reunião: “A gente tinha uma cliente celíaca, ou seja, ela não pode ingerir farinha de trigo e alimentos com glúten. E ela sempre perguntava se as nossas receitas tinham glúten e a gente ficava preocupada em adaptar as receitas para ela. Aprendemos hoje a fazer um bolo de biomassa de banana verde que não leva farinha e que é uma boa opção para levarmos para o nosso empreendimento”, explicou.
Para Divaldo Soares, do Q’Sabor, pastelaria gerida por usuários da Rede de Atenção Psicossocial de São Bernardo do Campo, o encontro só teve aspectos positivos: “É uma coisa que nos engrandece, nos enriquece e nos dá a possibilidade de crescer e passar a frente. É uma oportunidade de ensinar e passar para frente o que aprendemos”.
A Rede de Alimentação Solidária do ABC pretende se encontrar nas próximas semanas para desenvolver e compartilhar novas receitas.
Comments