Projeto DESOL percorre Região Norte de Santa Catarina realizando workshops sobre design e artesania às comunidades locais
Com o propósito de tornar o design acessível para as pessoas, o Projeto de Extensão Universitária DESOL: Design Social/Solidário na Gestão de Empreendimentos em Artesania, da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), , tem promovido, formações específicas em design de produtos em comunidades da região norte de Santa Catarina.
O apoio do poder público (Prefeituras Municipais) ao projeto tem possibilitado a participação de artesãos dos municípios de Araquari, Itapoá, Barra Velha e São Francisco do Sul. Ministradas pela coordenadora do projeto DESOL, Prof. Dra. Rita Inês Petrykowski Peixe da UNIVILLE e pela mestranda em Design Rosangela Canônica, do Instituto Consulado da Mulher, as oficinas não apenas fortalecem o conhecimento dos artesãos a partir do olhar sistêmico do design como também estimulam o potencial empreendedor e criativo de cada participante.
Abordando temas relacionados ao Design Social e à Artesania, as educadoras discutem a ressignificação do artesanato, a criatividade, o desenvolvimento de produtos com identidade local, apresentando aos participantes conceitos como pesquisa de mercado, diferencial competitivo e valor agregado. A fim de promover a livre troca de saberes e formatos dinâmicos de aprendizagem, as oficinas mesclam conteúdo teórico com atividades práticas realizadas em grupo.
Deste modo, as conclusões dos trabalhos são expostas e debatidas em conjunto, o que incentiva a participação de todos os o participantes, que ao compartilharem seus conhecimentos e experiências, fomentam um processo de aprendizagem coletivo. A equipe técnica que atua junto às Prefeituras é composta, além da coordenadora do Projeto DESOL e da mestranda, pela acadêmica de Design Ilana de Andrade e pela Designer de Moda Silvana Pinto. O time, conduz os trabalhos junto aos grupos, promovendo processos reflexivos por meio da troca de ideias. Em depoimento, uma das componentes da equipe técnica declara:
“É possível perceber que os artesãos, ao serem estimulados à reflexão sobre seus processos produtivos, a partir de novas perspectivas, buscam melhorar sua relação produto/mercado. Assim sendo, o artesão encontra maneiras de se organizar e apresentar produtos conforme as necessidades do público alvo que pretende alcançar, melhorando significativamente sua geração de renda” (SILVANA PINTO, designer social da área de moda, atuante no projeto DESOL).
Um dos objetivos das capacitações é o de orientar cada vez mais empreendimentos populares a acreditarem no seu potencial criativo, estimulando o desenvolvimento de produtos que promovem relações saudáveis com seu público alvo. Ao abraçarem a iniciativa, Prefeituras e demais parceiros compreendem que o projeto fomenta melhores possibilidades socioeconômicas e de qualidade de vida para seus cidadãos.
* Todas as imagens são de autoria do Projeto DESOL
Comments