Está com dúvidas em como fazer um Plano de Negócios? Confira estas dicas e comece já o seu!
O que é e para que serve?
Calma. Sabemos que só o nome já assusta, mas o Plano de Negócios não é um bicho de sete cabeças. Ele nada mais é do que a descrição, por escrito, de seu negócio, ramo, riscos, produtos e serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, estratégias de marketing, plano financeiro e todos os demais itens que ajudarão você a analisar se o seu negócio está no caminho certo.
Pense em quando você vai viajar: você precisa pensar e decidir para aonde vai, porque ir para lá, em qual data é melhor, como você irá, quem irá te acompanhar, quanto dinheiro levar e muitas outras coisas.
Se para uma simples viagem, precisamos planejar tantas coisas e construí-las pouco a pouco, imagina para abrir o próprio negócio. O Plano de Negócios é o seu guia, mostrando como você irá determinar cada ponto do seu empreendimento para chegar ao seu destino: o sucesso!
Teoria e prática devem andar lado da lado. Comece a trabalhar e vá construindo o plano ao mesmo tempo. A prática é tão importante quanto a teoria.
Também é importante que todas as pessoas que atuam no empreendimento participem da criação do Plano de Negócios. O trabalho coletivo é sempre mais gostoso, pois trocamos informações, aprendemos coisas novas e trazemos perspectivas maiores para o negócio.
Queremos ajuda-la a criar o seu plano de negócios, por isso neste e nos próximas posts traremos algumas dicas e sugestões de como você pode montá-lo.
Coletando informações
Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano. Portanto, colete todas as informações que encontrar sobre o setor: em jornais, na internet, rádios, revistas, associações, prefeituras, feiras, cursos, colegas de trabalho, pessoas que já trabalham neste ramo, clientes e fornecedores.
Anote em um só lugar, em um caderno, por exemplo, todas as informações que você encontrar. Assim você conseguirá se organizar, não perderá nada importante e será mais fácil consultar sempre que precisar.
A elaboração do plano de negócio
Sumário Executivo
O sumário executivo é a primeira parte do Plano de Negócios, em que se descreve o empreendimento. Abaixo descreveremos cada um dos itens que compõe o sumário.
1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio
Faça um texto curto com as principais características do seu empreendimento respondendo às perguntas abaixo:
O que é o negócio;
Quais os principais produtos e/ou serviços;
Quem serão seus principais clientes;
Onde será localizada a empresa;
O montante de capital a ser investido;
Qual será o faturamento mensal;
Que lucro espera obter do negócio;
Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
Uma atividade muito importante de se fazer é o Círculo de Ouro
Olhe para o Círculo de Ouro e comece a responder a partir do Por que fazer?
Por que fazer: Muitas empresas sabem o que querem fazer e como, mas não sabem o porquê o fazem. Este por que, não é dinheiro. Lucrar é o resultado. Aqui você deve pensar no motivo pelo qual a organização existe, porque foi criada, qual seu propósito, aquilo que você acredita que seja a razão da sua existência.
Se você não sabe por que faz as coisas, como conquistará as pessoas?
Como fazer: as pessoas sabem como fazem o que fazem. Os “comos” quase sempre são estabelecidos para explicar como algo é diferente, ou melhor.
O que fazer: cada um de nós sabe o que faz no seu dia a dia. Pode ser a fabricação de um produto ou a entrega de um serviço. Os “o quês” são fáceis de identificar.
1.2. Dados das empreendedoras que farão parte do grupo
Aqui você irá informar os dados de cada pessoa que for participar do grupo: faça uma folha para cada pessoa com uma apresentação de seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Pense em como será possível utilizar isso a favor do seu empreendimento.
1.3. Dados do empreendimento
Neste item você deve colocar o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – se a mesma já estiver registrada.
1.4. Missão, Visão e Valores
Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, deve definir sua Missão, Visão e Valores, que servem para decidir sua direção estratégica.
Este trio permite que a empreendedora reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro do negócio.
Entenda o que cada um significa:
Crie a Missão, Visão e Valores de seu empreendimento e trace um direcionamento para o seu negócio.
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Então deixe agora um comentário. Esperamos tem ajudado a desmistificar a construção de um Plano de Negócios. Ainda tem dúvidas? Deixe também um comentário que nós ajudaremos! E logo traremos mais dicas de como continuar o seu Plano de Negócios! Até o próximo post.
Referências:
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mochileiro-corporativo/2012/12/17/inspire-as-pessoas-a-fazerem-as-coisas-que-as-inspiram/ http://blog.andrefaria.com/como-grandes-lideres-inspiram http://www.sebraesp.com.br/index.php/component/content/article/157-produtos-online/planejamento/aplicativos/1577-como-elaborar-um-plano-de-negocios Rosa, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio / Cláudio Afrânio Rosa. — Brasília : SEBRAE, 2007.120p
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