Pela primeira vez em um ambiente acadêmico, participantes do projeto Solabor aprendem receitas de cupcake e bolo pelado
No último dia 26 de agosto, dezessete mulheres do Jardim Edilene, bairro de Joinville (SC), participaram de uma aula diferente do Solabor (O sabor da solidariedade nos empreendimentos de alimentação), projeto de extensão universitária da UNIVILLE.
O grupo, que já participa das aulas do projeto no bairro em que vivem, pôde usufruir de toda a infraestrutura da cozinha da universidade, espaço ideal para desenvolver e aperfeiçoar o talento e a criatividade das mulheres, que estão em fase de pré-assessoria pelo Consulado da Mulher.
Entre elas estão as irmãs Silvana Schwuald da Silva e Shirlei Schwuald da Silva, que usaram a palavra “incrível” para descrever a experiência: “Além de conhecermos a universidade aprendemos novas receitas com outros ingredientes e utensílios, aumentando a nossa percepção e oportunidade de geração de renda”.
Durante a aula de habilidades de cozinha, o grupo de mulheres aprendeu todas as etapas necessárias para a criação de um bolo pelado e do doce da moda, o cupcake, bolo de forminha de origem inglesa que virou febre no Brasil no final da década passada.
De acordo com a coordenadora do Solabor, o objetivo do projeto é aproximar a comunidade de Joinville da universidade, oferecendo uma troca de saberes entre as alunas. “Com essa aula extra, elas puderam fazer um intercambio com outras participantes do projeto. Essa confluência de realidade é o que faz a diferença e contribui para que elas vislumbrem outras possibilidades (de geração de renda)”, destaca.
A professora do projeto, Jeanice Ricobom reforça as palavras de Rita. “Essa convivência gratificante com as alunas me instiga a estar em constante aperfeiçoamento. Meu maior desafio é incentivá-las a gerar renda através de receitas fáceis e práticas, apresentadas de maneira simples, mas inusitada”.
Saiba mais sobre o projeto Solabor: https://pt-br.facebook.com/ProjetoSolabor
Comments