Encontro com empreendedoras aborda temas como objetivos da ONU e igualdade de gênero
Em maio, empreendedoras assessoradas pelo Consulado da Mulher em Joinville (SC) participaram de formações, que compõem o plano de assessoria, com o objetivo de empodera-las e prepará-las para o empreendedorismo feminino.
Planejadas e realizadas em parceria com o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o encontro contou com oficina sobre igualdade de gênero, ministrada pela Prof. Dra. Cristina Sheibe Wolff do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e atividades de incentivo à leitura.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A abertura do encontro foi realizada por Darcilene Araújo, educadora do Consulado da Mulher e representante do Instituto no comitê do movimento Nós Podemos Santa Catarina, apresentando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que darão continuidade aos trabalhas alcançados com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
Com a discussão global sobre a continuidade dos objetivos, o Consulado da Mulher, além de fazer parte do Colegiado, na condição de Secretário Executivo do Movimento Estadual, que é responsável pela mobilização e articulação dos segmentos público, privado e não governamental para o alcance dos ODMs, contribui diretamente para o alcance do objetivo de número 3- “Igualdade entre sexos e Valorização da Mulher” e, em uma ação em rede, contribui para o alcance direto do objetivo número 1 – “Acabar com a Fome e a Miséria” e do número 7 – “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”.
Gênero além do sexo
Com um resgate histórico da mulher na sociedade e dos direitos conquistados ao longo dos anos através de lutas e militâncias, a Prof. Dra. Cristina Sheibe Wolff do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abordou em sua fala o tema gênero além do sexo.
Direito a educação igualitária, ao voto e ao trabalho fora do âmbito doméstico são uns dos exemplos abordados pela Dra, que promoveu uma reflexão sobre as grandes conquistas alcançadas e da longa caminhada que ainda precisamos percorrer para alcançar a igualdade de gênero, como alcançarmos a igualdade de salários, fim da violência contra mulheres e divisão igualitária dos cuidados domésticos.
Ao final do encontro, as 30 mulheres, que participam dos grupos Horta Figueira, Hortas dos Ipês, Horta Girasol, Grupo de Mulheres dos Assentamentos Butiá, Domingos Carvalho, Corredeiras e Mãos do Sabor foram convidadas a participar do projeto chamado “Mala Itinerante”, idealizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é incentivar a leitura entre as empreendedoras. As empreendedoras do Assentamento da região de Rio Negrinho ficaram responsáveis pela primeira “viagem” da mala ao restante do grupo, com a responsabilidade de trazê-la de volta no próximo encontro para que outro grupo tenha acesso ao material.
コメント