Projeto apoiado pelo Consulado da Mulher em Joinville está com inscrições abertas até 22 de março.
O Viartesanias é um Projeto de Formação em Cultura, aprovado pelo Edital do SIMDEC (Sistema Municipal de Cultura) em Joinville (SC), e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de Artesanato de Referência Cultural. Sua área de atuação é a área Rural de Joinville e as inscrições estão abertas para 40 artesãos.
No Viartesanias cada artesão faz surgir um produto, uma história, uma memória, uma maneira única de fazer. É este o objetivo da Formação Viartesanias – Produtos Artesanais de Referência Cultural. Podem inscrever-se artesãos comprometidos em fazer todos os módulos do curso, produtores de artesanato ou produtor artesanal de alimentos.
Em 2016 a formação será oferecida a artesãos e ou produtores de alimentos artesanais, da área rural de Joinville. Inscrições de 01 a 22/03 pelo telefone (47)3424-1188 falar (com Edvaldo) ou preenchendo este formulário: Clique aqui
Em seus segundo ano de formação, o projeto uniu a experiência do assessoramento a empreendimentos artesanais, a necessidade de desenvolver artesanato de Referência Cultural e construiu uma proposta de formação, oferecida com patrocínio do SIMDEC e apoio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho (FMDR25).
O curso é dividido em duas fases:
1)Fase da Formação: aulas sobre Joinville, suas referências culturais e a Metodologia 3D’s para o desenvolvimento de produtos artesanais;
2) Fase dos Assessoramentos: cada artesão será acompanhado individualmente para o desenvolvimento de sua criação.
No final do curso todos os artesãos e os produtos criados serão certificados. Haverá uma exposição de produtos desenvolvidos e encaminhados para o Cadastro do Programa do Artesanato Brasileiro.
As aulas serão as terças-feiras no auditório da FMDR 25 de Julho, no bairro Pirabeiraba. Aula inaugural será realizada no dia 29 de março. Para maiores informações: viartesanias@gmail.com ou (47)9979-3662
Em 2015, o Viartesanias aplicou a formação dentro da Univille (Universidade Municipal de Joinville) e formou 25 artesãos, construiu 25 novos produtos de referência cultural. Na página do Facebook do projeto pode-se conferir os detalhes desta construção coletiva.
Comments