O Consulado da Mulher em São Paulo recebeu, no dia 03 de setembro, a visita de sete moradoras do Conjunto Residencial Vila Nova Esperança, localizado no bairro de Vicente Carvalho no Guarujá (SP).
Rosilene dos Santos, Simone Bispo, Adriana de Lima, Adriana Narciso, Vani Ivan, Elenice Rego e Vanusa dos Santos fazem parte do projeto “Animação Econômica em Vila Nova Esperança”, que prevê a construção de um espaço comunitário de geração de renda na cidade litorânea. O imóvel contará com a construção da lavanderia Pingo de Vitória no piso inferior e um espaço multiuso no piso superior, onde deverão ser realizadas atividades diversas.
Além das participantes do projeto, estiveram presentes a diretora de Proteção Social Básica da Prefeitura do Guarujá, Maria Angélica Araújo Cruz, Ricardo Louzada da Secretaria do Desenvolvimento e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Guarujá, Eugenia Lisboa.
O objetivo da visita foi apresentar às mulheres um modelo de empreendimento assessorado pelo Consulado da Mulher, no caso, o Espaço Solidário, uma lanchonete que funciona como um espaço de aprendizagem para empreendedoras assessoradas. Presente nas quatro unidades da Whirlpool Latin America (São Paulo, Joinville, Rio Claro e Manaus), o local possibilita oportunidades de geração de renda através da produção e da comercialização de alimentos.
Além de conhecer o Parada das Delícias, grupo que gerencia a lanchonete da unidade paulistana, e tirar dúvidas sobre trabalho em equipe, solidariedade e empreendedorismo, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar os pratos desenvolvidos pelas empreendedoras, que prepararam um coffee break patrocinado pelo Consulado da Mulher.
Sobre o Projeto Lavanderia Pingo de Vitória
Há um ano, a vida de 32 famílias da comunidade Vicente de Carvalho periferia da cidade do Guarujá – litoral paulista – começou a mudar profundamente.
Por meio do projeto Vila Nova Esperança, conduzido pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, e que contou com diversas parcerias, como a Dow, a Whirlpool Latin America e o Consulado da Mulher, essas famílias deixaram as palafitas em que viviam, nas margens do rio Acaraú em situação de extremo risco e vulnerabilidade, e mudaram para um conjunto habitacional preparado especialmente para elas.
Após a entrega das casas, O Consulado da Mulher vem atuando com a comunidade em um novo projeto: oferecer possibilidades de geração de renda e a implantação de uma lavanderia solidária dentro da comunidade. O empreendimento será comandado por um grupo de moradoras e será uma alternativa promissora de trabalho, renda e melhor qualidade de vida para todas estas famílias.
A Whirlpool Latin America, que esteve presente desde a etapa inicial do projeto, está apoiando esta construção. As primeiras etapas do empreendimento estão bem estruturadas e com itens importantes já definidos, como o terreno para a construção, que foi cedido pela Prefeitura do Guarujá, e o plano de negócios do empreendimento, elaborado pelo grupo de trainees Whirlpool.
Para dar continuidade ao projeto, será necessária a construção do espaço físico, que além da Lavanderia Solidária prevê espaço multiuso para outras iniciativas de geração de renda para a comunidade.
“Já estabelecemos parcerias importantes com Unilever e Magazine Luiza, que doaram eletrodomésticos e sabão em pó. Precisamos agora do engajamento de mais empresas, instituições e pessoas físicas que queiram se unir a esta causa, contribuindo com recursos materiais e financeiros para viabilizar a realização da obra”, explica Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher.
Você e sua empresa também podem fazer parte desta iniciativa.
Realizar sua doação: clique aqui e saiba como.
Comments