top of page
Foto do escritorRicardo Xavier

Crescer é o melhor negócio para sua empresa no momento? Descubra!

Quando o assunto são pequenos negócios, maior nem sempre significa melhor para você e seu empreendimento


Traduzido do site Small Food Biz

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas automaticamente assumem que, como empreendedora, você quer que seu empreendimento cresça e seja grande. Enquanto isto pode ser uma verdade para muita gente, este pensamento pode não se aplicar a todo mundo.

Antes de você decidir se quer dominar o mundo, faça a você mesma as perguntas a seguir e descubra se crescimento rápido é realmente o melhor movimento para você e seu negócio.

1. Você terá dinheiro suficiente para crescer?

Para fazer com seu negócio avance mais um nível, você vai precisar investir em equipamento, contratar mais pessoas ou simplesmente comprar mais ingredientes e embalagens. Certifique-se de onde virá o dinheiro para fazer isto.

2. Para financiar o crescimento que deseja, você se dispõe a assumir mais dívidas ou unir forças com mais sócios ?

Se você ainda não é capaz de financiar o crescimento de seu negócio usando o seu próprio fluxo de caixa ou o dinheiro de seu próprio bolso, você vai ter que: a) assumir mais dívidas ou b) dividir lucros com um sócio para conseguir investimento de outra fonte. Se sua resposta for “a” , você tem certeza que vai conseguir arcar com todas estas dívidas? Se a sua resposta for “b”, seu novo sócio é alguém que você gostaria de trabalhar a longo prazo?

3. O que vai acontecer com o seu Lucro Líquido se você crescer?

Há uma crença de que crescimento automaticamente significa que você ou a sua companhia vão precisar de mais dinheiro no final do dia. Com o crescimento, os gastos aumentam, o que poderia rapidamente levar embora qualquer novo lucro que você tenha conquistado. Se você quer mesmo fazer seu empreendimento crescer, tenha certeza de que será uma decisão financeira sábia para você, no final das contas.

4. Crescimento significa que você vai ter que se afastar do motivo pelo qual você decidiu ser empreendedora em primeiro lugar?

Se a razão principal pelo qual você começou sua lojinha de cookies, por exemplo, foi porque você ama o ato físico de assar biscoitos e fazer sua companhia crescer significa que você terá que terceirizar esta tarefa e assumir as demandas administrativas, este continuará sendo um negócio que você amará trabalhar todos os dias?

5. O crescimento de sua empresa está de acordo com suas metas pessoais?

Crescimento raramente acontece sem tempo, esforço e trabalho duro por parte dos empreendedores e, para algumas pessoas, esta não é realmente uma opção no momento. Se uma das coisas que você aprecia no empreendedorismo é a possibilidade de, por exemplo, ter a flexibilidade para buscar suas crianças na escola ou assisti-las em suas aulas de futebol, você deseja desistir disso para passar mais tempo trabalhando no seu negócio?

6. Você gosta de gerenciar colaboradores?

Algumas pessoas começam empreendimentos com a ideia de criar empregos para outras, mas existem algumas empreendedoras que amam a ideia de trabalhar sozinhas ou com um time pequeno. Se crescimento só pode ser atingido se você contratar pessoas e você não é fã da ideia de gerenciar uma equipe, então esta pode não ser uma boa opção para você agora.

Estas perguntas não significam que fazer sua empresa crescer é algo ruim e sim que esta pode não ser uma boa ideia no momento (a não ser que você pense muito bem a respeito antes). E lembre-se: só por que você escolheu não impulsionar seu negócio agora, não quer dizer que você nunca mais possa fazê-lo. A porta ainda está aberta para você no futuro quando e se você estiver pronta para isso!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page