Em seu segundo ano consecutivo, prêmio reconhece micronegócios liderados por mulheres em todo o Brasil.
O Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul que oferece assessoria a mulheres empreendedoras, acaba de selecionar os 20 projetos vencedores do prêmio Usinas do Trabalho 2014. A iniciativa é um reconhecimento para micronegócios liderados por mulheres em todo o Brasil, nas áreas de Alimentação e Lavanderia, que geram renda e oportunidade de trabalho por meio do empreendedorismo solidário.
O evento acontece no próximo dia 12 de agosto, às 19 horas, no Club Transatlântico, em São Paulo. A cerimônia será liderada pela renomada jornalista Renata Maranhão e contará com discurso de Regina Tchelly, culinarista premiada e criadora do Favela Orgânica, que oferece oficinas, capacitações e serviços em gastronomia alternativa e práticas sustentáveis. Também estarão presentes no evento a diretoria da Whirlpool Latin America, dona da marca Consul, além de toda a rede de parceiros, apoiadores e a cadeia de valor do Instituto Consulado da Mulher.
Os 20 projetos vencedores receberão a assessoria técnica do Instituto Consulado da Mulher a fim de orientar o desenvolvimento dos empreendimentos e a doação de eletrodomésticos da Consul, como instrumentos de produção, e capacitação, em gestão de negócios. Os 10 primeiros colocados também receberão a quantia de 5 mil reais para investir na infraestrutura necessária para alavancar o negócio.
Os dez grandes vencedores do prêmio são:
Associação das Mulheres do Assentamento Monte Alegre Seis – São Paulo
Grupo Aiyra’s d’Aram Filhas do Sol – Rio Grande do Norte
Associação de Mulheres Produtoras Rurais na Agricultura Familiar do Município de São Pedro do Piauí – Piauí
Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Cristinápolis e Região Limitada COOPEAFAC Cristinápolis – Sergipe
Essências do Cerrado – Minas Gerais
Artculinária – Rio de Janeiro
Mulheres Rurais Tecendo Novas Relações de Trabalho e Gerando Renda – Pernambuco
Mulheres do Recanto da Natureza – Paraná
Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – Bahia
Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Piau – Bahia
Os outros dez vencedores são:
Grupo Sabor da Roça – Bahia
Associação Comunitária do Maxixe e Região – Bahia
Jovem Mulher – Bahia
Mulheres da Luta – Bahia
Mulheres Unidas Somos Mais – Alagoas
Associação dos Agricultores Familiares das Colônias Iapó, Santa Clara e Vizinhança – Paraná
Fundação Aperam Acesita – Minas Gerais
Cozinha Comunitária de Boa Esperança – Amazonas
Mulheres Cidadãs – Bahia
Mulheres Sabores do Sertão – Bahia
Para a Diretora Executiva do Instituto Consulado da Mulher, Leda Böger, “o prêmio é uma oportunidade de reconhecer mulheres e iniciativas de empoderamento feminino que são histórias de destaque nas comunidades brasileiras”. “Este trabalho nos permite conhecer histórias de mulheres diferentes em todo o País, além da satisfação de ver a transformação que a assessoria de negócios traz para a vida de tantas famílias”, complementa Kelly Silva, coordenadora de programas sociais de São Paulo.
O Instituto Consulado da Mulher conta com a parceria da rede de hotéis Ibis, do grupo Accor, e com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O Ibis é responsável pela hospedagem das representantes dos empreendimentos premiados. Já a Azul fornece as passagens aéreas para que as vencedoras participem da premiação na cerimônia em São Paulo.
Comments