Programa beneficia empreendimentos solidários que seguem princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo
O Edital Usinas do Trabalho, promovido pelo Instituto Consulado da Mulher durante o período de 02 de maio a 28 de junho de 2013, selecionou iniciativas que geram renda de maneira mais justa e sustentável por meio do empreendedorismo solidário.
Dos 47 inscritos, o edital selecionou 10 empreendimentos populares que se destacaram nos negócios nas áreas de Alimentação e Lavanderia e que seguem os princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo.
Os aprovados são:EmpreendimentoParceiroCidadeEstadoRede Alimentação Sabor Mineiro UAIUnião Brasileira de Educação e Ensino / IMS (Instituto Marista de Solidariedade)Belo HorizonteMGArtes CulináriaAssociação Movimento do Artesanato Consciente – MARFortalezaCEBar BibitantãAssociação Vida em AçãoSão PauloSPBolofotosPrefeitura Municipal de Guarulhos/Coordenadoria de Políticas para as MulheresSão PauloSPMary House EventosPrefeitura Municipal de Guarulhos/Coordenadoria de Políticas para as MulheresGuarulhosSPMulheres do Capão em AçãoAssociação Evangélica Beneficente – AEBSão PauloSPCozinha Comunitária CidadaniaGrupo de Mulheres Cidadania FemininaRecifePEAssociação Lavadeiras Lauro de FreitasPrefeitura Municipal de Lauro de FreitasSalvadorBACozinha Comunitária Prazer de Comer BemAssociação Sócio Educacional e Cultural da Bahia – ADESCSalvadorBABuffet e Lavanderia RenascerAssociação Renascer MulherSalvadorBA
O Consulado da Mulher irá assessorar, de maneira presencial e à distância, as atividades realizadas por estes empreendimentos segundo sua Metodologia Própria de Gestão de Empreendimentos Solidários, beneficiando diretamente em torno de 90 pessoas.
Fará, também, a doação de eletrodomésticos da marca Consul, entre geladeiras, freezer e máquinas de lavar roupa, e a doação de R$5 mil para que cada empreendimento invista em seus espaços de produção ou capacitações focando em melhores condições de trabalho.
A cerimônia de premiação acontecerá na cidade de São Paulo no dia 24 de setembro, seguida de 2 dias de formação na Metodologia do Consulado da Mulher, PDCA, construção dos relatórios trimestrais, criação de um Plano Semestral de Assessoria, Segurança Alimentar e Higiene nas áreas de produção. Estas formações acontecerão em auditório cedido pela Fundação Getúlio Vargas, parceria firmada com o Consulado da Mulher por meio da ITCP-FGV.
A Azul é parceira e incentivadora deste edital. A companhia aérea doou 40 passagens aéreas que serão utilizadas pelas representantes de cada empreendimento para a cerimonia e formações e para as visitas técnicas do Consulado nas assessorias.
A hospedagem foi cedida pela rede Accor, líder mundial em operação hoteleira com 45 anos de experiência.
A Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários, formada por 9 empreendimentos assessorados pelo Consulado da Mulher em São Paulo, fornecerá os coffee breaks e os jantares para as capacitações, proporcionando oportunidade de networking e aprendizado aos selecionados.
Comments