Pela primeira vez, bailarina negra lidera companhia de ballet de Nova York.

Pela primeira vez, bailarina negra lidera companhia de ballet de Nova York.

Misty Copeland  - bailarina negra - site consulado

Misty Copeland é seu nome e ela tem 32 anos. Tornou-se a primeira bailarina principal afro-americana nos 75 anos de história do prestigioso American Ballet Theatre, de Nova York.

Com uma infância difícil, Misty contou em seu livro, que começou a dançar aos 13 e não foi aceita em muitas companhias de ballet por “ter o corpo errado” e “ser muito velha”.

“Depois de um tempo, eles chegaram a ver as coisas do meu jeito, que as minhas curvas são parte de quem eu sou como uma dançarina, não algo que eu preciso perder para tornar-me uma.”

Cresceu em um ambiente hostil, violento e pobre. Metade da sua adolescência dormiu no chão gasto de um motel com sua mãe solteira. Com 17 anos, mudou-se para Nova York para seguir carreira e alcançar seu sonho de ser bailarina.

https://www.youtube.com/watch?v=ZY0cdXr_1MA

Em meio às dificuldades, pensou em desistir. Mas a persistência tornou-se seu maior ponto forte.

“Quero provar para as pessoas que eu pertenço ao ballet, que sou capaz. Sou uma bailarina, não importa a minha cor, não importa o tipo de corpo que tenho. E essa prova nunca terminará. Alcançar tudo isso é uma coisa que vai demorar muito, e não acho que seja possível emmeu tempo de vida, mas já é um grande começo.”

Sua carreira decolou quando, aos 29, interpretou O Lago dos Cisnes do Metropolitan Opera e mostrou-se preparada para interpretar qualquer papel. Hoje é a bailarina solo, a principal, do espetáculo Quebra-Nozes.

Ela falou que quer transformar o ballet, que ele seja um lugar para todas as pessoas, que ele possa incluir e não discriminar.

“Em meus momentos de clareza eu imagino todas as pessoas cujas vidas foram tocadas pela minha história, que ao ver minha jornada saber que você pode começar tarde, olhar diferente, ser incerto, e ainda ter sucesso.”

Misty investe a maior parte de seu tempo dando aulas de danças para meninas no Boys & Girls Club e mentoria para meninas que sonham em ser bailarinas profissionais como ela.


Fontes:

http://www.sinuousmag.com/2014/02/misty-copeland-racism-body-shaming-teen-vogue/ 

 http://brasil.elpais.com/brasil/2015/07/01/cultura/1435745440_065730.html

 https://www.youtube.com/watch?v=egkVCARjFGQ