Consulado da Mulher, SESI e Whirlpool promovem Programa Família Empreendedora em Rio Claro

Consulado da Mulher, SESI e Whirlpool promovem Programa Família Empreendedora em Rio Claro

Objetivo é incentivar e fortalecer práticas de geração de rendacom familiares de colaboradores

O Consulado da Mulher, em parceria com o SESI e a Whirlpool Latin America, promoverá, nos próximos meses, o programa “Família Empreendedora”, na cidade de Rio Claro.

Com o objetivo de incentivar formas criativas de geração de renda, o programa oferecerá oficinas de empreendedorismo.

Nesta primeira etapa, as oficinas serão destinadas apenas aos colaboradores da empresa, que irão disseminar os conhecimentos adquiridos aos seus familiares e amigos, que poderão se inscrever para as outras oficinas do programa em um segundo momento.

Em dois dias de inscrições, 170 pessoas mostraram interesse em participar dos workshops de artesanato (ecoarte em vidro) e culinária (biscoitos amanteigados).Durante as oficinas ministradas pelo SESI, representantes do Consulado da Mulher estarão atentos aos familiares que já tenham uma fonte de renda alternativa ou estejam interessados em abrir seu próprio negócio.

A partir de conversas, serão identificados pessoas e grupos que queiram ser assessorados pelo instituto. No período de assessoria, que dura 2 anos, os assessorados recebem capacitações em precificação de produtos, gestão de negócios, gerenciamento de crise e outros conceitos fundamentais de empreendedorismo.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Programas Sociais do Consulado da Mulher, Christiano Basile, o empreendedorismo popular traz consequências que vão além do aspecto financeiro. “Com a elevação da renda gerada por meio dessas atividades são criadas oportunidades que contribuem para a melhora da qualidade de vida destas famílias”, explica.

Além de receber capacitações voltadas à geração de renda, os empreendimentos também são inseridos em práticas de economia solidária: “Durante a assessoria, o Consulado incorpora questões importantes, como melhoria nas relações de gênero, cooperativismo e respeito ao meio ambiente”. Estes princípios são base de empreendimentos cujo modo de atuação estimula a colaboração entre seus participantes, ao invés da competição.