Conheça a Cooperav: alimentação de qualidade e livre de agrotóxicos

Conheça a Cooperav: alimentação de qualidade e livre de agrotóxicos

Cooperativa localizada em assentamento no Rio Grande do Sul é destaque na produção de alimentos orgânicos.

cooperav

Apesar de ser o terceiro maior produtor agrícola do mundo, o Brasil é campeão quando o assunto é o uso de agrotóxicos: em 2012, por exemplo, cada habitante do país consumiu 5,2 litros deste tipo de produto, de acordo com a Anvisa.

Na contramão dos grandes produtores agrícolas no Brasil está a Cooperav – Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão. Fundada em 2009 na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, o coletivo de agricultores familiares é destaque na produção de alimentos orgânicos e alimentação responsável.

Um exemplo disso é que o arroz produzido no assentamento Filhos de Sepé foi o primeiro a ser certificado como orgânico, o que significa que não foram utilizados agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na produção do grão.

O principal mercado atingido atualmente pela cooperativa é o da alimentação escolar. São mais de 100 escolas estaduais atendidas com os alimentos produzidos e comercializados pela COOPERAV na região metropolitana e litoral do Rio Grande do Sul.

O movimento faz parte da Lei 11.947, sancionada 2009, que prevê que 30% dos alimentos oferecidos nas escolas sejam comprados de agricultores familiares. A iniciativa, que fortalece a agricultura familiar, torna mais próxima a relação entre consumidores e produtores e incentiva uma alimentação mais saudável e de qualidade, já que os produtos levam menos tempo para chegar à mesa de escolas e lares.

Mulheres da Cooperav

Com o objetivo de buscar formas de geração de renda dentro do próprio assentamento, as mulheres do coletivo criaram o Grupo de Mulheres da COOPERAV, que atualmente está à frente de uma padaria própria localizada em um prédio de 150 metros alugado pela cooperativa. No local, elas produzem alimentos diversos como pães, biscoitos coloniais e cucas.

O Instituto Consulado da Mulher assessora o empreendimento através do programa Usinas do Trabalho, tendo realizado a doação de eletrodomésticos essenciais para as atividades do grupo, como refrigerador e freezer vertical.

A flexibilidade de horário na padaria permite que as mulheres do grupo tenham tempo para cuidar de si mesmas, das suas casas e de suas famílias, já que trabalham dentro do assentamento Filhos de Sepé. A qualidade de vida gerada pelos trabalhos na COOPERAV se perpetua entre os clientes da cooperativa, que têm a oportunidade de consumir alimentos orgânicos de qualidade que respeitam o meio ambiente.

Telefone de contato: (51) 95099930
Email: coperav@terra.com.br